O CATAFÁCIL  é um software que integra a gestão da produção, financeira e contábil de empreendimentos de catadores em um só programa. Sua proposta de criação se deu em 2007, dentro de um projeto de extensão universitária, foi idealizado por extensionistas da Universidade Federal de São João del-Rei em co-produção com os catadores da cidade, e teve como fim a promoção de autonomia dos associados da cooperativa de catadores de São João Del-Rei em Minas Gerais, Brasil.  Desde sua versão inicial 1.0, o programa não é um pacote de software fechado onde uma cooperativa necessita modificar seus processos internos para sua utilização. A lógica da concepção e do desenvolvimento do CATAFÁCIL, se baseia na automação do modelo de gestão das cooperativas/associações adequando-se, ao máximo, aos seus processos internos. Essa lógica de trabalho, que tem o usuário e a forma de organização do empreendimento como referência para o desenvolvimento do programa, tem possibilitado o desenvolvimento de um sistema com interface extremamente amigável para os catadores que, em algumas vezes, tem baixo grau de escolaridade ou pouco contato com a informática.


Um dos grandes desafios dos empreendimentos de catadores na atualidade é o aumento dos processos de gestão dentro dos empreendimentos. Por se caracterizar, em boa parte das vezes, em um grupo que vivia até então ás margens dos processos de inserção social e pública, é comum que os catadores encontrem dificuldades de autogestão de seu negócio e encontrem barreiras em atender à demanda do mercado relativa à profissionalização de processos e procedimentos internos, tal como à informatização da gestão, prestação de serviços às empresas, prestação de informações à sociedade, rastreabilidade do material, transparência para os cooperados/associados e várias outras demandas do mundo contemporâneo.


Outro grande desafio é criar estruturas informatizadas nestes empreendimentos que possibilitem e potencializem as redes de comercialização, criando sinergia entre as bases e agregando mais valor ao trabalho dos catadores. A possibilidade da unificação de informações via rede também tornaria os empreendimentos mais atrativos como prestadores de serviços, uma vez que amplia e capilariza a ação oferecida aos parceiros. Como exemplo, podemos citar a prestação de serviços de logística reversa prevista na nova Política Nacional de Resíduos Sólidos.



Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Create iPhone web-based documentation